GIRATÓRIO – Jireugi, Chigi, Terigi, Makki e chute

19 de outubro de 2020
Soco giratório

Um soco frontal com Jumeok (Jung-Kwon) é muito fácil. Todo mundo sabe socar, porém a maioria não sabe socar com técnica.

Eu vi treinamentos durante cursos e seminários e a maioria das pessoas faz o movimento incorreto, não segue técnicas corretas e, durante a trajetória do soco, não aplica o giratório no final do movimento (quando já se está a menos de 30 centímetros de distância do seu alvo).

Na semana passada, um famoso mestre, 6º Dan de Taekwondo e 9º Dan de Krav-Maga, postou um vídeo mostrando as técnicas das mãos desferindo socos em um saco de areia.

Era usada unicamente a força da mão, sem giratório, sem uso de técnica ou qualquer forma de concentração. Ou seja, não havia a terceira força, o que significa que não estavam nem mesmo sendo aplicadas as técnicas de faixa amarela…

Em todas as técnicas do Taekwondo, seja atacando ou defendendo, como Jireugi, Son-Nal-Anuro-Terigi, Bakkat-Palmok-An-Makki e An-Palmok-Yop-Makki ou todos os Chagis, é imprescindível o uso do seu giratório.

Com o giratório ganha-se mais força e velocidade! Isso é técnica!

No caso do pé é diferente. Em todos os chutes, Ap-Chagi, Yop-Chagi, Dollio-Chagi, Tit-Chagi, Mom-Dollio-Chagi, Ban-Dollyo-Chagi ou Bitureo seja com pulos ou sem pulos, o giratório acontece no seu quadril junto com seu joelho, ou seja, tem que balançar o quadril e o joelho, pois o giratório do quadril tem mais impacto e faz ganhar mais força nos chutes.

Não se esqueça dessas técnicas!

Você agora já conhece as lições mais básicas para trazer à tona a sua terceira força, com o triplo da potência e do impacto para suas ações.

Maiores informações sobre as técnicas acima estão disponíveis nas páginas 52 e 53 do livro Viva Taekwondo.

Soco giratório 1
Soco giratório 2
Soco giratório 3
Soco giratório 4
Soco giratório 5
Soco giratório 6
Soco giratório 7

1º de outubro de 2020
Mestre Lee
Introdutor do Taekwondo no Rio de Janeiro e autor de 05 livros

Facebook – Livros do Mestre Lee

Assuntos Relacionados

Categorias