Abordagem ao Taekwondo

14 de novembro de 2020
Taekwondo tradicional

Durante a segunda metade do século XX, o Taekwondo cresceu de um desconhecido estilo coreano, marcado por milhares de anos de história em uma das principais artes marciais internacionais e esporte global.

A globalização do Taekwondo é o resultado de muitos fatores, mais notavelmente a exportação de mais de 1400 mestres coreanos para mais de 70 países, a promoção agressiva do Taekwondo pelo governo Coreano, e a transformação do Taekwondo esportivo em um evento Olímpico.

O rápido crescimento do Taekwondo levou a um grande desafio de como lidar com as diversidades em termos de vários estilos de Taekwondo que conceituam a arte e o treinamento.

Atualmente, preste bastante atenção!
Existem três direções básicas ocorrendo no Taekwondo:
– Artes Marciais,
– Esporte,
– Integrado.

Algumas escolas ou estilos dão enfasis em uma área em particular, outras conjugam varias enfoques.

ARTES MARCIAIS

A abordagem da “arte marcial” refere-se a escolas que se concentram principalmente em defesa pessoal e desenvolvimento da personalidade.

Esta abordagem é muitas vezes referido como Taekwondo Tradicional ou Taekwondo Marcial.

Escolas que são orientadas para a arte marcial tende a se concentrar mais em programa completo de artes marciais (mente-corpo-espírito). Geralmente é mais popular entre os adultos, jovens ou com crianças que são desinteressados na competição.

Porque o foco é mais amplo, essas escolas geralmente não são focadas em competições de estilo olímpico, ao contrário de escolas que são dedicadas ao esporte.

ESPORTE

A abordagem “esporte” se refere às escolas que se concentram principalmente no esporte organizado, na competição, mais comumente de estilo olímpico de Taekwondo. Escolas voltadas para o esporte tendem focalizar em habilidades e métodos de treinamento para levar ao sucesso na competição.

Muitos dessas escolas geralmente reduzem ou eliminam programase treinamento de defesa pessoal, uma vez que sentem que essas atividades têm pouco impacto no desempenho atlético.

O desenvolvimento do personagem é frequentemente menos estressado, o que talvez tenha levado a alguns dos problemas comportamentais e pobreza de técnicas às vezes observada no Taekwondo competitivo. Claro que isso não é diferente do que o mau comportamento exibido pela elite atlética em muitos outros esportes.

Mais esporte-escolas orientadas tendem a ser dirigidas aos jovens, com programas extensivos para crianças. Muitos pais começam o treinamento de Taekwondo como resultado do envolvimento das crianças no Taekwondo esportivo.

INTEGRADO

A abordagem “integrada” se refere às escolas que estão tentando integrar a arte marcial e abordagens esportivas em um único programa.

Escolas tipificando esta direção geralmente desenvolve programas esportivos focados para crianças e concorrentes, oferecendo um programa mais completo para adultos que têm pouco interesse na competição, exceto como uma atividade para seus filhos.

A maioria das principais associações de Taekwondo, conceituam o Taekwondo como uma arte marcial integrando a abordagem esporte e marcial. No entanto, a realidade é que a maioria dessas escolas simplesmente não evoluíram nesta maneira.

A maioria das principais associações, que afirmam possuir uma abordagem integrada, são de fato decididamente inclinados em direção ao esporte ou a arte marcial.

Seu desejo de retornar a um ambiente de abordagem mais equilibrado pode sinalizar uma importante tendência de Taekwondo nas próximas décadas. Onde a preservação das raízes se faz necessário para manter a tradução que valoriza o esporte também.

Assuntos Relacionados

Categorias